Voo da Argentina com destino a Madri sofre turbulência quando passava pelo Rio e tem que arremeter
Um voo da Aerolíneas Argentinas com destino a Madri teve que retornar ao país na manhã desta sexta-feira após sofrer turbulâncias ao passar sobre a cidade do Rio. Ao retornar, a aeronave Airbus 330-202 sobrevoou La Plata em círculos para queimar combustível e pousar, o que chamou a atenção dos vizinhos da região pela baixa altitude em que voava.
O ARG 1132, matrícula LV-GIF, saiu do Aeroporto Internacional de Ezeiza às 00h35 (horário local), mas ao passar pelo Brasil apresentou uma “novidade técnica”, como confirmaram fontes da companhia aérea estatal ao La Nacion. Foi um alarme com a pressurização da cabine, o que pode ser problema no indicador ou na própria pressão da aeronave.
O avião estava a 10 mil metros quando teve que retornar à Argentina e desceu a 6 mil metros em 40 minutos. Como o voo partiu com carga total de combustível, sobrevoou a cidade de La Plata por pelo menos duas horas para reduzi-lo e assim ter o peso adequado para pousar.
As companhias aéreas também esclareceram que não se tratava de um pouso de emergência, mas sim de um “retorno preventivo” para garantir a segurança do avião, da tripulação e de seus passageiros. O Airbus aterrou na pista às 08h05, também em horário local, sem problemas, e já está previsto outro voo para Madrid para as 11h com nova tripulação, enquanto são efetuadas as correspondentes verificações para apurar a avaria.
Sobrevoo em La Plata
Pessoas relataram anteriormente que o ARG 1132 sobrevoou a capital Buenos Aires por pelo menos duas horas e em baixa altitude. Segundo dados do Flight Radar, o avião viajava a 1500 metros. Os habitantes de La Plata, Berisso e Ensenada viram o avião azul claro e branco sobrevoar seus bairros e girar em círculos.
“Moro no Parque Saavedra e já passou por aqui umas quatro vezes em 70 minutos”, disse um homem de La Plata em diálogo com o meio de comunicação local El Día. “Fez muito barulho e acordou várias pessoas. Ele estava voando cada vez mais baixo. Isso fez as janelas tremerem.”
O A330 é uma aeronave de longo alcance utilizada pela companhia aérea para realizar voos para os Estados Unidos, Caribe e Europa, e tem capacidade para 250 passageiros.